Leopoldo Martins

Leopoldo Martins nasceu em Belo Horizonte, MG, Brasil em 1961. Na infância, nas horas livres, gostava de desenhar e brincar com argila. Os desenhos recortados, dobrados e colados se transformavam em objetos, maquetes e projetos. As primeiras experiências com a tridimensionalidade surgem assim, naturalmente, de forma lúdica, divertida e despreocupada.

Cada vez mais atraído pela possibilidade de capturar, através do traço, a essência das formas transformando-as em objeto de desejo, dedica-se ao design de joias, agora, com o olhar mais apurado e refinado. Esta experiência forja sua identidade criadora caracterizada pela limpeza do traço, o poder de síntese, o corte preciso. A simplificação da forma é a sua assinatura.

A amizade com Sonia Ebling redireciona sua voracidade produtiva, causando a mudança de expressão. Leopoldo começa a esculpir. Fascinado pela natureza e atraído pela força, movimento e sensualidade dos grandes felinos desenvolve uma série de esculturas destes animais consolidando definitivamente a opção pela Escultura como forma de expressão.

Em 2003 expõe “Os Grandes Felinos” no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro/RJ.